Colazione sul Ponte Vecchio

11 de Novembro de 2012,


Quando pensei em criar este blogue, passei bastante tempo a procurar um nome adequado. Durante o passado Verão, os meus amigos foram massacrados com a procura de um nome que tivesse algo a ver com Itália, italiano, Florença e, claro, que tivesse algo a ver comigo.
Foi baseado num filme de que gosto muito - Breakfast At Tiffany's, com a Audrey Hepburn, - que me lembrei do "Colazione sul (...)". Na minha pesquisa sobre Florença encontrei, obviamente, muitas referências à Ponte Vecchio. Vi fotografias e apaixonei-me de imediato pelas casas amontoadas em cima da ponte. Percebi que é a ponte romana mais antiga da Itália e quando descobri que o caminho da minha futura casa até ao instituto incluía esta maravilhosa ponte, fiquei radiante. Decidi, então, chamar a este cantinho "Colazione Sul Ponte Vecchio". A única expectativa que fiz desta viagem foi passar por aqui todos os dias de manhã e poder, com calma, tomar o pequeno-almoço. Pensei ter dias terríveis, causados pela saudade. Pensei que aquele poderia ser o meu local para curar esse terrível medo infindável e sem razão aparente. O medo que a Holly Golighty* tinha e curava ao tomar o pequeno-almoço em frente à Tiffany's. 
Claro está que a vida dá muitas voltas e a minha vida em Florença trocou-me as minhas. Só passei pela Ponte Vecchio alguns dias da primeira semana, de manhã é certo, mas não pude tomar o pequeno almoço lá nem tão pouco tive tempo de apreciar a linda paisagem do rio Arno.
As manhãs eram calmas em casa, davam para tomar banho calmamente, - até porque a água demorava anos a ficar quente, - dava para fazer um pequeno-almoço equilibrado com direito a leite, pão, manteiga ou queijo e ainda fruta. Dava para preparar café para a amiga Laura e ainda dava para esperar um pouco pelos atrasos normais de quatro raparigas a arranjarem-se para um dia de aulas e passeio turístico. 
Depois, as quatro, - Laura, Verónica, Niki e eu, lá íamos para o Istituto Italiano di Firenze aprender umas palavritas de italiano da parte da manhã. E à tarde a missão era explorar um pouco mais a linda cidade de Florença.
Na minha pesquisa que não foi assim tão exaustiva e completa, - de propósito, até porque gosto de ser supreendida, - não encontrei referências às imensas ourivesarias antigas e mais modernas com um pacote antigo. Podem compreender, então, que não fazia ideia que a junção que fiz do filme à ponte não podia fazer mais sentido! Assim, a primeira vez que visitei aquela ponte fiquei assustada com as coincidências da vida.
E solo nel mio ultimo giorno di "fiorentina in prestito" sono riuscita a fare la colazione sul Ponte Vecchio. L'ho fatto con pioggia. Ho mangiato un corneto alla marmelata e ho bevuto un capuccino, nella mattina è chiaro! Perché un vero fiorentino non beve mai un capuccino nel pomeriggio! La pioggia é stata una cosa di diverso nell'habitudine di Firenze. Ho vissuto, veramente, un proseguimento dell'Estate questo Ottobre scorso. Insomma, è stato un perfetto ultimo giorno a Firenze.**

*personagem principal do filme, Breakfast at Tiffany's, que Audrey Hepburn representou.
**E só no meu último dia de "fiorentina emprestada" consegui tomar o pequeno-almoço na Ponte Vecchio. Fi-lo com chuva. Comi um croissant com marmelada e bebi um capuccino, de manhã claro! Porque um verdadeiro fiorentino nunca bebe um capuccino durante a tarde. A chuva foi algo de diferente na rotina de Florença. Vivi, verdadeiramente, uma continuação do Verão neste passado mês de Outubro. Em suma, foi um perfeito ultimo dia em Firenze. 

Sem comentários:

Enviar um comentário